terça-feira, 28 de outubro de 2014

120 anos dos Redentoristas em Aparecida


 Chegada dos primeiros missionários em Aparecida 
A saída da primeira turma composta por 12 missionários aconteceu no dia 05 de outubro de 1894, a bordo de um navio chamado Brasil. A chegada ao Rio de Janeiro aconteceu no dia 21 do mesmo mês, depois de 16 dias no mar. Do Rio de Janeiro seguiram para São Paulo e lá a turma se dividiu, parte seguindo para Goiás e outra parte para Aparecida.
A equipe destinada à Aparecida chegou no dia 28 de outubro, sendo acolhida festivamente na Estação Ferroviária com banda de música, discursos e foguetório. Depois disso, até 1912, ficou instalada de forma precária em duas casas, quando então foi inaugurado o convento localizado na atual praça da Matriz Basílica. 
Para os nossos fundadores sempre prevaleceram os objetivos como razão mais forte para assumirem a missão brasileira: A pregação das Santas Missões e a pastoral nos Santuários de Aparecida e de Trindade. 
Nossos pioneiros tinham a consciência que, assumindo a pastoral dos Santuários e nas Santas Missões, estariam cumprindo o carisma próprio e o intuito fundacional da Congregação. A pastoral paroquial foi aceita desde o início em Aparecida, em Campininha, atualmente, Goiânia e, no bairro da Penha, como uma necessidade local para o apoio ao trabalho dos respectivos Santuários. Não havia, como se pode concluir pela correspondência do tempo, a intenção de assumi-las normalmente.
Desde então, redentoristas de outras nacionalidades como americanos, irlandeses, poloneses, canadenses, portugueses e belgas vieram para o Brasil, mas a nós cabe relembrar os que aqui, na Província de São Paulo, deram a vida pela missão. Hoje são 9 unidades existentes no Brasil, com aproximadamente 600 confrades batalhando arduamente em diversos campos de missão como nas Missões Populares, Santuários, Meios de Comunicação, paróquias e igrejas não paroquiais entre outros, para que a "Copiosa Redenção" seja, de fato, abundante para todos. 
Por isso, é tempo de agradecer, de superar os desafios do presente e projetar, com vigor, o nosso futuro, para uma nova etapa de nossa caminhada. 
Que a Santa Mãe de Deus, que nos protegeu até aqui, continue abençoando a nossa missão!
Padre Inácio Medeiros, C.Ss.R.

                                                                          Equipe Missionária de Araraquara (SP)                                                                    Fonte:Portal A12.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário