segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

MARIA, nossa doce Esperança!

Santo Afonso é um grande cantador das Glórias de Maria e, por isso, a coloca como exemplo de seguimento a Jesus Cristo. Não à toa, ela nos é apresentada com grande importância e destaque na Espiritualidade Redentorista. Ela é caminho seguro que nos leva ao Salvador e à Salvação. Com efeito, sem Maria não atingiremos plenamente o coração do nosso Deus, visto que lhe fora dado merecimentos de intercessora. Que sorte temos! Haverá perdição a quem a ela se confiar nos momentos de grande solidão e dificuldades? Afonso nos garante que não: “A poderosa intercessão de Maria é certeza de que a súplica feita, em Maria, tem garantia de resposta!” (As Glórias de Maria, p. 76).

Escolhida para ser a Mãe do Redentor, Maria se torna a Mãe da Humanidade. O menino Deus aprendeu dela o nosso jeito de ser humano. Ela o ensinou as lições cotidianas da vida. Ele, por sua vez, aprendendo a ser humano, nos revelou os segredos da divindade e nos mostrou que somos capazes de santidade.

Maria deve ser seguida como exemplo: Ela foi a mãe que acompanhou Jesus em todos os momentos, desde o nascimento naquela manjedoura entre os animais, até a cruz entre os ladrões. Seu SIM aconteceu desde a encarnação, passando pelo Calvário e se estendendo até os nossos dias. Ela sentiu as dores de seu Filho no coração, mas não o abandonou em nenhum instante. A intercessora de Jesus, aos pés da cruz, nos recebe como seus filhos (Jo 19, 25-27). Desse modo, ela se torna, também, a nossa intercessora e medianeira.

Acolhamos, pois, a Maria, nossa mãe, como modelo e exemplo de vida e ela, com certeza, ficará feliz em ser rogada como Intercessora e Medianeira e nos ajudará a alcançarmos as graças que nos são necessárias para a nossa Salvação.


Sendo nossa mãe, Maria nos aponta sempre o Redentor, o porto seguro da Salvação. Por isso, ao interceder por nós ela não se cansa de nos pedir: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Dessa maneira, a Mãe de Jesus nos ensina a sermos verdadeiros filhos de Deus! Interceda sempre por nós, oh doce esperança de Afonso!


                       pintura feita por Santo Afonso



Pe. Lucas Emanuel, CSsR
Diretor Seminário Saníssimo Redentor
Província Redentorista de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário